Amazônia


A Amazônia é o maior bioma brasileiro e um dos ecossistemas mais biodiversos do planeta. Seu clima é quente e úmido o ano todo, criando condições ideais para a vegetação densa e exuberante.

Amazônia

Foto por: James Martins



A Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo, abriga uma imensa diversidade de animais, incluindo serpentes como a jararaca-da-Amazônia (Bothrops atrox) e a surucucu-pico-de-jaca (Lachesis muta).


Jararaca da Amazonia

Bothrops atrox. Comunicação Butantan.


Caatinga


A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, com paisagens secas e clima semiárido. As chuvas são escassas e irregulares, e as temperaturas costumam ser altas. Para sobreviver, muitas plantas desenvolveram adaptações, como os cactos, que armazenam água, e arbustos com raízes profundas.

Caatinga

Foto por: Vander Gomes

Apesar das condições extremas, a Caatinga abriga uma grande diversidade de animais e plantas. Uma moradora ilustre desse bioma é a jararaca-da-seca (Bothrops erythromelas), que se camufla perfeitamente na paisagem árida, graças ao padrão de cores de suas escamas.


Jararaca da Amazonia

Bothrops erythromelas. Comunicação Butantan


Cerrado


O Cerrado, também conhecido como savana brasileira, é um dos biomas mais biodiversos do Brasil, ocupando grande parte do Centro-Oeste. Seu solo ácido, geralmente argiloso e pobre em nutrientes, abriga uma vegetação adaptada ao fogo e à seca, com raízes profundas, cascas grossas e folhas resistentes.

Cerrado

Foto por: Monorifilho

O Cerrado apresenta uma grande diversidade de répteis. Entre elas estão diferentes espécies de lagartos que são conhecidos popularmente como calangos. No Museu Biológico, o Cerrado é representado pelo calanguinho-listrado (Ameivula ocellifera) e a caiçaca (Bothrops moojeni).

Caiçaca

Bothrops moojeni. Comunicação Butantan


Ilhas e Jararacas


O Brasil lidera o ranking de diversidade de jararacas, com 32 espécies registradas, das quais 16 são exclusivas do país. Entre elas, cinco vivem apenas em ilhas costeiras: Bothrops alcatraz, Bothrops insularis, Bothrops otavioi, Bothrops sazimai e Bothrops germanoi.
A Ilha da Queimada Grande (SP), localizada a 35 km do litoral paulista, entre Itanhaém e Peruíbe, é uma área de proteção ambiental desde 1985 e tem acesso restrito a pesquisadores. A ilha possui cerca de 137.000 hectares de Mata Atlântica e é cercada por costões rochosos. Um farol automático é mantido pela Marinha do Brasil para a sinalização de embarcações.

Ilha da queimada grande

Foto por: Marinha do Brasil

Entre os animais ameaçados que habitam a ilha, popularmente conhecida como Ilha das Cobras, a jararaca-ilhoa (Bothrops insularis) é a espécie mais emblemática.

Jarara ilhoa

Bothrops insularis. Comunicação Butantan


Mata Atlântica


A Mata Atlântica é um dos biomas brasileiros mais ricos em biodiversidade e se estende do Nordeste ao Sul do país. Esse bioma forma um mosaico de paisagens, com florestas tropicais em montanhas, matas de araucária, campos de altitude, restingas e manguezais, entre outros.

Mata atlantica

Foto por: Frederico Tomas de Souza e Miranda

Este rico ecossistema é lar de muitas espécies de animais e plantas, adaptados ao clima predominantemente úmido e com grande variação térmica. A jararacuçu (Bothrops jararacussu), maior serpente do grupo das jararacas, é uma representante de respeito desse bioma.

Jararacuçu

Bothrops jararacussu. Comunicação Butantan


Pampas


Pampas, também conhecidas como pradarias, ocupam o sul do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, e países vizinhos. O clima subtropical tem estações bem definidas, e a paisagem é dominada por planícies e elevações suaves, cobertas por gramíneas e arbustos com poucas árvores.

Pampa

Foto por: Fernando Bozza

Comumente conhecida pelo desenho que lembra um crucifixo no topo de sua cabeça, a urutu-cruzeiro (Bothrops alternatus) representa este bioma, mas ocorre em toda a região sul do país.

Urutu

Bothrops alternatus. Comunicação Butantan


Pantanal


O Pantanal é a maior planície alagada do planeta e uma das regiões mais ricas em biodiversidade no Brasil, apesar de ser o menor bioma do país . Localizado no Centro-Oeste do Brasil e se estendendo até o Paraguai e a Bolívia, a abundância de água doce favorece uma fauna excepcionalmente vasta. Infelizmente, o bioma tem sido fortemente impactado pelas queimadas causadas pela ação humana, mudanças climáticas e criação de pastos.

Pantanal

Foto por: Leandro de Almeida Luciano

A jararaca-do-mato-grosso (Bothrops mattogrossensis), é uma das principais representantes da fauna do Pantanal.

jararaca do mato grosso

Bothrops mattogrossensis


Menu Inicial Menu inicial
Museu Biológico Museu Biológico
Serpentes Serpentes
Lagartos Lagartos
Anfíbios Anfíbios
Curiosidades Curiosidades
Biomas e Brasil Biomas e Brasil
Loading...